Apple Vision Pro e seu impacto no Planejamento Estratégico da Apple
- Pedro T.
- 5 de fev. de 2024
- 2 min de leitura

Em um movimento audacioso, a Apple lançou o Apple Vision Pro, sua maior aposta na realidade virtual até o momento. Liberado às lojas dos Estados Unidos nesta última sexta-feira (2), o dispositivo é um marco para a empresa, prometendo revolucionar a forma como interagimos com o mundo digital.
O Apple Vision Pro marca a entrada da Apple no mercado de óculos de realidade mista. Com um preço sugerido de US$ 3.499 (aproximadamente R$ 17.200, sem impostos), o dispositivo promete uma experiência imersiva sem precedentes, controlável por gestos das mãos, olhares e comandos de voz, graças à integração com a Siri. Equipado com display 4K micro-OLED, bateria externa com duração de duas horas, e processadores M2 e R1, o Vision Pro traz uma nova dimensão para jogos, entretenimento e produtividade. Estratégia de Substituição de Produto? Quando olhamos para o desempenho do Mac, o produto pioneiro da empresa, vemos que hoje ele representa apenas 7.7% das vendas totais da empresa, o que se torna praticamente nada. O gráfico abaixo do Statista, mostra que logo após o lançamento do Iphone, a fatia do Mac voltou a despencar. Será que o lançamento Apple Vision Pro veio para substituir a fatia perdida da Apple em termos de mercado?
Além disso, dados da Statista Consumer Insights mostram que no mercado de PC nos Estados Unidos, por exemplo, a Apple fica em terceiro, atrás de Dell e HP. A marca de PC de mesa mais usada na China é a Lenovo, com uma participação de 24%, seguida por Dell, Asus e HP, enquanto na Alemanha, os Macs vêm em terceiro após PCs configurados individualmente e Acer. De acordo com dados da IDC, cerca de 252 milhões de dispositivos de computação pessoal, incluindo desktops e notebooks, foram enviados em 2023 nos segmentos de consumo, educação e comercial, uma queda de 14% em comparação ao ano anterior. Estimativas da Statista mostram que o volume de mercado para PCs de mesa foi de US$ 38 bilhões globalmente e crescerá para US$ 40 bilhões em 2028.
A introdução do Apple Vision Pro destaca a contínua inovação da Apple e sua habilidade em explorar novos mercados. Ao lançar um produto pioneiro, a Apple não apenas reafirma seu compromisso com a inovação, mas também aposta em uma nova categoria de produto para revitalizar seu crescimento e participação de mercado. Isso reflete um planejamento estratégico perspicaz, visando não apenas compensar a diminuição da relevância dos Macs, mas também estabelecer novos padrões no setor tecnológico. O lançamento do Apple Vision Pro é mais do que uma adição ao portfólio de produtos da Apple; é um testemunho do legado de inovação da empresa. Enquanto a importância dos Macs na receita total da Apple diminui, o Vision Pro oferece uma visão do futuro onde a realidade mista poderia se tornar um pilar central da interação digital. Com esse lançamento, a Apple não só desafia as convenções do mercado de tecnologia, mas também reitera seu papel como líder em inovação e planejamento estratégico.
Comments